Música - Educação - Cidadania
Esta é a tríade norteadora das ações do Programa Aprendiz, um projeto sociocultural que tem como missão a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes de Niterói - RJ através da música. Nosso intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão.
O Aprendiz é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Educação da cidade de Niterói e é mantido pela Prefeitura de Niterói.
O Programa Aprendiz – Música na Escola oferece classes de violino, viola, violoncelo, flauta transversa, clarineta, cavaquinho, violão e percussão - além do canto coral. O intuito é oferecer práticas educativas, culturais e artísticas que ampliem e enriqueçam as percepções e possibilidades de expressão e atuação dos nossos alunos, contribuindo ao reconhecimento de seus papéis históricos, políticos e sociais na transformação da realidade que os cerca. 
 
Inicialmente as aulas acontecem dentro das Escolas Municipais de Niterói, facilitando o envolvimento dos alunos e fortalecendo seu relacionamento com a própria instituição. Em outras palavras, o Programa Aprendiz é um valioso instrumento de transformação do centro de educação em um espaço mais atrativo, contribuindo ainda com a melhoria do desempenho escolar e na permanência do jovem na escola, principalmente em territórios mais vulneráveis. 
 
Todas as atividades são gratuitas, incluindo o material didático e o uniforme Aprendiz, bem como a cessão, em caráter temporário e como empréstimo, dos instrumentos musicais para uso nas ações do Programa.
Como funciona?
O Aprendiz começa na escola, dentro de sala de aula, depois continua na Sala Aprendiz. Conheça os três estágios principais do Programa:
Iniciação Musical (Musicalização)
Voltada para crianças do 2º, 3º e 4º anos escolares, as aulas de Musicalização acontecem durante o horário escolar, dentro das salas de aulas. As turmas têm aula de música uma vez por semana durante 50 minutos.
Através de atividades lúdicas que envolvem tocar, cantar, dançar e escutar, buscamos desenvolver a criança como um todo, passando pelos âmbitos psíquico, motor, sensorial, criativo, afetivo, racional e social.
A Iniciação Musical do Aprendiz tem como base o canto coral e o repertório nacional.
Prática de Instrumentos e o Canto Coral
Opcionais para crianças e adolescentes no contraturno escolar, neste estágio os alunos podem optar pela prática de instrumentos ou pelo canto coral. As turmas têm aula de música uma vez por semana durante 2 horas.
 
O participante escolhe seu instrumento do núcleo clássico - violino, viola e cello - ou do núcleo popular - violão, cavaquinho, flauta transversa e percussão, dependendo do que estiver disponível na sua unidade. Este estágio também envolve a prática de conjunto, que são os ensaios das orquestras escolares e dos conjuntos regionais.
 
Estas turmas costumam ser compostas por alunos de nível intermediário, que já passaram pela Iniciação Musical.
 
Igualmente, predomina o uso do repertório nacional.
Sala Aprendiz - formação continuada
Neste terceiro estágio, os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas são encaminhados para a Sala Aprendiz, onde podem participar das formações orquestrais. É neste espaço que são formados os Grupos de Referência Aprendiz.
 
Na Sala Aprendiz o aluno tem a possibilidade de estender sua permanência no Programa e seguir tendo aulas de instrumentos, de canto coral e de teoria e percepção musical. Oferecemos ainda práticas preparatórias para o THE (Teste de Habilidade Específica), que é uma etapa dos processos seletivos para o ensino superior.
 
As atividades são diárias e há um calendário constante de passeios, apresentações e concertos didáticos.