Esses materiais foram produzidos durante o período de isolamento social em função da pandemia de Covid-19 de 2020 pela equipe pedagógica do Programa Aprendiz Musical.
Nessa aula aprendemos, com os professores Louise Monnerat, Rafaela Macedo, Renato Reis e Rodrigo Marins, sobre o tempo na música.
 
É apresentado o metrônomo como ferramenta musical para marcar o tempo e proposto a divisão do tempo em duas partes: tempo e contratempo. Esses conteúdos todos são trabalhados a partir da música Brisa da Iza. (Julho 2020)
Nessa aula aprendemos com os professores de Iniciação Musical Renato Reis e Rodrigo Marins sobre o conceito de melodia na música. Também é apresentado o sax e o ukulêle para exemplificar a melodia e o acompanhamento (harmonia). No final, é proposto ao aluno como desafio, tocar a melodia da música estudada em copos de vidros com água. Esses conteúdos são trabalhados a partir da música Brisa da Iza.
A aula foi idealizada, elaborada, gravada e editada pelos professores Louise Monnerat, Rafaela Macedo, Renato Reis e Rodrigo Marins.
Nessa aula aprendemos com os professores de Iniciação Musical Rafaela Macedo, Renato Reis, Louise Monnerat e Rodrigo Marins sobre Adoniran Barbosa e a origem do samba. É apresentado o agogô, o pandeiro, o ovinho (ganzá) e o reco-reco como exemplos de instrumentos usados no samba. Também é ensinado como fazer um ovinho com materiais caseiros do dia-a-dia. No final, é proposto ao aluno como desafio, tocar um trecho com o ovinho que ele próprio construiu. Esses conteúdos todos são trabalhados a partir da música Trem das onze de Adoniran Barbosa.
Nesta atividade, os professores Anderson Silva e Rafael dos Prazeres irão ensinar "Cup Song". Isto é, ritmo através do uso de copos. Essa atividade é ótima para estimular a criatividade, concentração e coordenação motora.
Nesta aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical Louise Monnerat, Rodrigo Marins, Rafaela Macedo e Renato Reis, sobre a altura (uma das características do som), usando de exemplo a voz humana. É trabalhado um vocalize como exercício para aperfeiçoar a extensão vocal do aluno e para treino auditivo. Neste treino auditivo, é proposto ao aluno que acompanhe com a mão o movimento das notas conforme sua natureza aguda ou grave. Assim, é trabalhada a percepção auditiva de movimentos ascendentes e descendentes a partir do conceito de grave e agudo. No final, é proposto ao aluno como desafio, cantar um trecho da música Trem das Onze juntamente com o ovinho que ele próprio construiu na aula anterior. Todos esses conteúdos são trabalhados a partir da música Trem das Onze de Adoniran Barbosa e do vocalize Maria Fumaça de Cecília Cavalieri França.
Em qual paisagem sonora eu moro? Nessa atividade aprendemos o que é paisagem sonora e também a identificar a paisagem sonora onde moramos.
 
Baixe os exercícios 01 e 02:
Exercício 01
Exercício 02