Esses materiais foram produzidos durante o período de isolamento social em função da pandemia de Covid-19 de 2020/2021 pela equipe pedagógica do Programa Aprendiz Musical.
Nessa aula aprendemos, com os professores Louise Monnerat, Rafaela Macedo, Renato Reis e Rodrigo Marins, sobre o tempo na música.
 
É apresentado o metrônomo como ferramenta musical para marcar o tempo e proposto a divisão do tempo em duas partes: tempo e contratempo. Esses conteúdos todos são trabalhados a partir da música Brisa da Iza. (Julho 2020)
Nessa aula aprendemos com os professores de Iniciação Musical Renato Reis e Rodrigo Marins sobre o conceito de melodia na música. Também é apresentado o sax e o ukulêle para exemplificar a melodia e o acompanhamento (harmonia). No final, é proposto ao aluno como desafio, tocar a melodia da música estudada em copos de vidros com água. Esses conteúdos são trabalhados a partir da música Brisa da Iza.
A aula foi idealizada, elaborada, gravada e editada pelos professores Louise Monnerat, Rafaela Macedo, Renato Reis e Rodrigo Marins.
Nessa aula aprendemos com os professores de Iniciação Musical Rafaela Macedo, Renato Reis, Louise Monnerat e Rodrigo Marins sobre Adoniran Barbosa e a origem do samba. É apresentado o agogô, o pandeiro, o ovinho (ganzá) e o reco-reco como exemplos de instrumentos usados no samba. Também é ensinado como fazer um ovinho com materiais caseiros do dia-a-dia. No final, é proposto ao aluno como desafio, tocar um trecho com o ovinho que ele próprio construiu. Esses conteúdos todos são trabalhados a partir da música Trem das onze de Adoniran Barbosa.
Nesta atividade, os professores Anderson Silva e Rafael dos Prazeres irão ensinar "Cup Song". Isto é, ritmo através do uso de copos. Essa atividade é ótima para estimular a criatividade, concentração e coordenação motora.
Nesta aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical Louise Monnerat, Rodrigo Marins, Rafaela Macedo e Renato Reis, sobre a altura (uma das características do som), usando de exemplo a voz humana. É trabalhado um vocalize como exercício para aperfeiçoar a extensão vocal do aluno e para treino auditivo. Neste treino auditivo, é proposto ao aluno que acompanhe com a mão o movimento das notas conforme sua natureza aguda ou grave. Assim, é trabalhada a percepção auditiva de movimentos ascendentes e descendentes a partir do conceito de grave e agudo. No final, é proposto ao aluno como desafio, cantar um trecho da música Trem das Onze juntamente com o ovinho que ele próprio construiu na aula anterior. Todos esses conteúdos são trabalhados a partir da música Trem das Onze de Adoniran Barbosa e do vocalize Maria Fumaça de Cecília Cavalieri França.
Em qual paisagem sonora eu moro? Nessa atividade aprendemos o que é paisagem sonora e também a identificar a paisagem sonora onde moramos.
 
Baixe os exercícios 01 e 02:
Exercício 01
Exercício 02
Nessa aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical Louise Monnerat, Renato Reis, Rafaela Macedo e Rodrigo Marins a música Fumaça. É proposto a montagem de um tambor que vai acompanhar a música junto com o ovinho (chocalho feito em outra aula).
 
Além da coordenação motora, é trabalhada a percepção rítmica de um dado trecho, tendo o aluno que executá-lo no tambor. No final é proposto ao aluno, como desafio, cantar um trecho da música fumaça se acompanhando com o tambor e o ovinho (ganzá) em três velocidades diferente, explorando assim o acelerando no andamento inicial.
Nessa aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical Rafaela Macedo, Rodrigo Marins, Louise Monnerat e Renato Reis um pouco sobre formações de pequenos grupos musicais. Com exemplos e explicações é apresentado ao aluno as formações de duetos, trios e quartetos. No final é proposto ao aluno, como desafio, montar seu próprio conjunto musical vocal com as pessoas que estão disponíveis em casa e cantar a música Pupila de AnaVitória e Vitor Kley.
Nessa aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical Louise Monnerat, Rafaela Macedo, Rodrigo Marins, e Renato Reis um pouco sobre formações de grupos vocais e classificação de vozes. Com exemplos e explicações é apresentado ao aluno a formação de um coro. No final é proposto ao aluno, como desafio, montar seu próprio coro familiar com as pessoas que estão disponíveis em casa e cantar uma música de escolha própria. Conteúdos trabalhados a partir da música Pupila de AnaVitória e Vitor Kley.
A atividade proposta pelo professor Antonio Macalão envolve audição musical e coreografia feita a partir da letra da música, “Eu Tô Vendo”.
Nessa atividade, os professores Anderson Silva e Rafael dos Prazeres irão ensinar o desafio número 2 "Cup Song" com a música País Tropical de Jorge Ben. Essa atividade é ótima para estimular a criatividade, concentração e coordenação motora.
Nessa aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical, Rodrigo Marins, Renato Reis, Louise Monnerat e Rafaela Macedo um pouco sobre o que é um Medley. É apresentado aos alunos um exemplo de Medley com as músicas Saudade D'ocê e Qui Nem Jiló. No final é proposto ao aluno, como desafio, escolher duas músicas que eles gostem para montarmos um Medley. O aluno que for sorteado terá um arranjo sendo executado pela equipe de professores, das musicas que ele próprio escolheu, em forma de medley.
Nessa aula aprendemos com o professor Jamerson Farias, um pouco sobre a história do samba e sobre o cavaquinho. São apresentadas algumas curiosidades da música Com que Roupa e, em seguida, um arranjo dessa música tocada pelos professores: Jamerson Farias (cavaquinho), Alexandre Santiago (Flauta transversal), Antônio Macalão (Pandeiro), Francisco Lemos (violão) e Renato Reis (clarineta) e cantada pela professora Roberta Oliveira.
Nessa aula aprendemos, com os professores de Iniciação Musical, Rafaela Macedo, Renato Reis, Louise Monnerat e Rodrigo Marins um pouco sobre o ritmo baião. É apresentado aos alunos o ritmo através da percussão corporal, com dois exemplos de níveis de dificuldade diferentes. No final é proposto ao aluno, como desafio, escolher um dos ritmos e executá-lo junto com a música Qui nem Jiló. Além do ritmo, é apresentado ao aluno o Luiz Gonzaga como rei do baião.
Nessa aula é apresentada através dos professores de iniciação musical Louise Monnerat, Rodrigo Marins, Rafaela Macedo e Renato Reis um arranjo da música bola de meia, bola de gude como referência e homenagem ao dia das crianças que se aproxima. Nessa aula apresentamos aos alunos o ritmo através da percussão corporal através de um vocalise. A finalidade é a execução de ambos (vocalise e percussão corporal) simultâneos. No final é proposto ao aluno, como desafio, criar um ritmo utilizando o corpo como recurso (percussão corporal).
Para assistir outros vídeos produzidos pela equipe Aprendiz Musical, acesse nosso canal do Youtube aqui.