OJN_ft_João Jardim.png
MARCA OJN positiva.jpg
A recentemente rebatizada Orquestra Jovem de Niterói (OJN), antes chamada Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), foi criada em 2007 como uma oportunidade para que os alunos egressos das escolas municipais da cidade, locais onde o Programa Aprendiz atua, possam dar continuidade aos estudos musicais. Na OJN os interessados aprofundam o aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Assim, aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, além de vivenciarem a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.
 
A Orquestra Jovem de Niterói é composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre 15 e 23 anos. A organização sinfônica contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1º e 2º), viola, violoncelo, flauta transversa, trombone, trompa, clarineta, oboé e fagote. Sob a regência do Maestro Evandro Rodriguese, a OJN tem apostado em um amplo e diversificado repertório musical. Da produção barroca aos compositores contemporâneos, sempre com foco na música brasileira, a seleção busca misturar clássicos às produções recentes que despertam o interesse dos aprendizes e do público.
 
Ao longo de sua trajetória, a OJN já realizou mais de 100 apresentações nos principais equipamentos culturais de Niterói, tais como Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Museu do Ingá, Museu de Arte Contemporânea, Solar do Jambeiro e Sala de Cultura Leila Diniz - Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, além de apresentações gratuitas em praças e outros espaços de lazer e convivência de todas as regiões da cidade. 

A OJN também conta com suporte pedagógico de parceiros internacionais (saiba mais aqui). Assim, em função deste conjunto de atividades e realizações, a passagem pela Orquestra Jovem de Niterói tem facilitado e estimulado o ingresso nas universidades e nos cursos de música Brasil afora. Hoje existem vários integrantes e ex-integrantes da OJN que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério, integrando ainda o quadro de equipe do Aprendiz.

Em 2017 foi produzido o primeiro filme sobre o conjunto. O projeto foi selecionado pelo 1º Edital do Instituto CCR e contou também com apoio da empresa Equinor (antiga Statoil) e da Prefeitura de Niterói. A ação incluiu uma turnê de concertos pelo interior fluminense. O média-metragem pode ser conferido gratuitamente aqui.  
​​
Edital da Orquestra Jovem de Niterói 2021
> Acesse aqui o Regulamento
> Base (acompanhamento) da música 'Lacrimosa' de W. A. Mozart
Lacrimosa - BASE Audição OSA 2021
00:00 / 02:43
> Partes cavadas da música 'Lacrimosa' de W. A. Mozart
Baixos
Cellos
Clarineta
Fagote
Flauta
Trombone
Trompa
Trompete
Violas
Violinos I
GRADE
Oboé
Violinos II
Régua.jpg