OJN_ft_João Jardim.png
MARCA OJN positiva.jpg
A Orquestra Jovem de Niterói (OJN) foi criada em 2007 como uma oportunidade para que os alunos egressos das escolas municipais da cidade, locais onde o Programa Aprendiz atua, possam dar continuidade aos estudos musicais. Na OJN os interessados aprofundam o aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Assim, aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, além de vivenciarem a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.
 
A Orquestra Jovem de Niterói é composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre 15 e 23 anos. A organização sinfônica contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (I e II), viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, trombone, trompa, tuba, clarineta, oboé e fagote. Sob a regência do Maestro Evandro Rodriguese, a OJN tem apostado em um amplo e diversificado repertório musical. Da produção barroca aos compositores contemporâneos, sempre com foco na música brasileira, a seleção busca misturar clássicos às produções recentes que despertam o interesse dos aprendizes e do público.
 
Ao longo de sua trajetória, a OJN já realizou mais de 100 apresentações nos principais equipamentos culturais de Niterói, tais como Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Museu do Ingá, Museu de Arte Contemporânea, Solar do Jambeiro e Sala de Cultura Leila Diniz - Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, além de apresentações gratuitas em praças e outros espaços de lazer e convivência de todas as regiões da cidade. 

Graças a um conjunto de atividades pedagógicas, parcerias e realizações culturais, a passagem pela Orquestra Jovem de Niterói tem facilitado e estimulado o ingresso nas universidades e nos cursos de música Brasil afora. Hoje existem vários integrantes e ex-integrantes da OJN que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério, integrando ainda o quadro de equipe do Aprendiz.

Em 2017 foi produzido o primeiro filme sobre o conjunto. O projeto foi selecionado pelo 1º Edital do Instituto CCR e contou também com apoio da empresa Equinor (antiga Statoil) e da Prefeitura de Niterói. A ação incluiu uma turnê de concertos pelo interior fluminense. O média-metragem pode ser conferido gratuitamente aqui.  
​​
Além do apoio da Prefeitura de Niterói, em 2022 a Orquestra Jovem de Niterói conta também com patrocínio de empresas parceiras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. São elas:
Marca Eletrobras Furnas.png
Eletrobras Furnas
Uma das mais importantes empresas do setor de energia do Brasil, a Eletrobras Furnas atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Criada em 1957 para garantir energia ao processo de industrialização e urbanização nacional, a empresa opera e mantém um sistema pelo qual passa 40% da energia que move o país. Possui instalações em 15 estados e no Distrito Federal. Em parceria com empresas estatais e privadas, participa de empreendimentos estratégicos para o sistema elétrico brasileiro. Integram seu parque gerador 21 usinas hidrelétricas, um complexo eólico e duas térmicas convencionais, com uma potência instalada de cerca de 18 mil MW. 
  
A companhia acredita na cultura como agente transformador da sociedade e ferramenta para o fortalecimento de sua identidade e alteridade. Por isso, investe em projetos culturais, a fim de incentivar atividades artísticas e de memória que estimulem a criação de bases sólidas para uma sociedade cidadã. Por meio da participação em editais e escolha direta de projetos, a Eletrobras Furnas segue comprometida com o desenvolvimento cultural do Brasil. 
MARCA VERTICAL COR-01.png
​Águas de Niterói
Águas de Niterói assumiu os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em novembro de 1999. Com uma população de aproximadamente 516 mil habitantes, a cidade é destaque nos índices de qualidade de vida, com um dos melhores serviços de saneamento básico do país. Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, a água só chegava a 72% da população. Em apenas 3 anos à frente dos serviços, a concessionária passou a abastecer 100% da população com o mesmo volume de água. Na parte de coleta e tratamento de esgoto, a cidade saltou de 35% para 95,5%. Ao longo desses anos de concessão, a empresa investiu cerca de R$ 1 bilhão no saneamento do município, além de apoiar projetos sociais e culturais como este, e também os ambientais.  
logo-orizon.png
Orizon
A Orizon é uma empresa de tratamento e valorização de resíduos que acredita no desenvolvimento sustentável das cidades e investe constantemente em inovação e tecnologia para gerar energia limpa, desenvolver a economia circular e proteger o meio ambiente e a saúde da população. Suas linhas de negócios são (1) destinação final de resíduos sólidos, (2) energia, biogás e CER's, (3) beneficiamento e industrialização de resíduos e (4) engenharia ambiental.

Consciente de sua responsabilidade junto às comunidades vizinhas às suas operações, a Orizon desenvolveu um Programa de Educação Ambiental com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação ambiental nos sistemas de ensino, promover a discussão qualificada sobre resíduos e meio ambiente para a sociedade, e estimular mudanças de comportamento individuais e coletivos a partir do conhecimento das questões ambientais globais e locais. Além disso, promove e apoia projetos sociais, esportivos e culturais.
ojn_barra-de-logos_aprovada.png
Edital da Orquestra Jovem de Niterói 2022
 
> Acesse aqui o Regulamento
> Prova de Admissão | Vídeo 1 | Partes cavadas da Abertura da ópera Il Guarany, de Carlos Gomes
Contrabaixo
Cello
Trombone
Tuba
Trompa
Trombone baixo
Grade
Clarineta
Trompete
Fagote
Viola
Flauta
Violino I
Oboé
Violino II