Perguntas Frequentes
O que é o Programa Aprendiz Musical?

O Aprendiz Musical é um programa sociocultural e gratuito da Prefeitura de Niterói - RJ que desde 2001 promove a educação musical para crianças e jovens da cidade.

As aulas acontecem dentro de algumas escolas municipais de todas as regiões da cidade e também na Sala Aprendiz, localizada no bairro do Centro, local onde se formam os Grupos de Referência Aprendiz, como o Regional Aprendiz e a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), principal conjunto derivado do Programa.

Como funciona o Programa Aprendiz Musical?

O Programa Aprendiz Musical atua em 3 eixos principais:

  1. Aulas de Iniciação Musical para turmas do 3° e 4° anos de 20 unidades escolares, que acontecem uma vez por semana dentro da sala de aula como parte da grade curricular;

  2. Aulas de canto coral e instrumentos (Núcleo Clássico e Popular), opcionais e no contraturno escolar em algumas das 20 unidades escolares;

  3. Atividades de ensino de música e prática de conjunto na Sala Aprendiz.

Quais aulas de música são disponibilizadas?

- Núcleo Clássico: violino, viola e violoncelo (cello); prática de conjunto

- Núcleo Popular: cavaquinho, violão, percussão, clarinete, flauta transversa, flauta doce; prática de conjunto

- Canto Coral; prática de conjunto

- Iniciação Musical

- Prática de Conjunto

- Teoria e Percepção Musical I, II e III*

- Preparatório para o THE (Teste de Habilidade Específica)*

*exclusivo da Sala Aprendiz

Precisa pagar alguma coisa para participar do Programa Aprendiz Musical?

Não precisa pagar nada. Todas as atividades são gratuitas.

​Em quais escolas o Programa Aprendiz Musical está presente?

As unidades de ensino onde o Aprendiz está presente são:

E.M. Anísio Teixeira 

E.M. Alberto Francisco Torres 

E.M. Altivo César 

E.M. Antineia Silveira  Miranda  

E.M. Diógenes de Mendonça 

E.M. Eulália S. Bragança

E.M. Felisberto de Carvalho

E.M. Francisco Portugal Neves 

E.M. Helena Antipoff 

E.M. Heloneida Studart 

E.M. Honorina de Carvalho

E.M. João Brazil

E.M. Júlia Cortines 

E.M. Levi Carneiro

E.M. Maestro Heitor Villa-Lobos

E.M. Mestra Fininha (E.M. Altivo César)

E.M. Paulo de Almeida Campos

E.M. Paulo Freire 

E.M. Santos Dumont

E.M. Sítio do Ipê   

Onde fica a Sala Aprendiz?

A Sala Aprendiz fica na Rua Saldanha Marinho, 217 - Centro, Niterói.

Como entrar em contato com o Programa Aprendiz Musical?

É possível falar conosco pelo telefone 21-2621-4453 ou pelos emails aprendizmusica.niteroi@gmail.com (eventos e produção) e aprendizmusica.secretaria@gmail.com (dúvidas gerais e Sala Aprendiz).

O que é a Sala Aprendiz?

A Sala Aprendiz é o local onde os alunos egressos da rede municipal de ensino podem dar continuidade aos estudos musicais. Para lá também são encaminhados os estudantes que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas e estão aptos a integrar os Grupos de Referência. 

Na Sala Aprendiz os estudantes podem participar das formações orquestrais e da prática de conjunto, integrando os Grupos de Referência Aprendiz. Lá eles também têm a formação musical complementada por aulas de instrumentos, canto coral e teoria e percepção musical. Para os alunos em fase de vestibular são oferecidas práticas preparatórias para o THE (Teste de Habilidade Específica), que é uma etapa dos processos seletivos de música do ensino superior.

O que são os Grupos de Referência Aprendiz?

Os Grupos de Referência Aprendiz são formações musicais variadas formadas por alunos e ex-alunos do Programa Aprendiz Musical que mantém ensaios regulares na Sala Aprendiz. Os conjuntos agrupam alunos em diferentes níveis de aprendizagem, por exemplo no Núcleo Clássico, os aprendizes iniciantes e intermediários compõem as Orquestra Interculturalidades e Orquestra Guerra Peixe. Há também o Regional Aprendiz e a Orquestra Popular Aprendiz, formados por alunos de níveis intermediário e avançado do Núcleo Popular. 

Todos esses se alternam nas formações de música de câmara, que podem ser duos, trios, quartetos etc. Aqueles estudantes de nível mais avançado integram ainda a Orquestra Sinfônica Aprendiz, formada por sopros, madeiras e metais.

Quem pode participar do Programa Aprendiz Musical?

O Programa Aprendiz Musical é voltado para crianças e jovens de até 23 anos de idade.

Tenho menos de 10 anos ou mais de 24 anos de idade, posso participar da Sala Aprendiz?

Infelizmente não pois essas são as idades de corte para participar das atividades da Sala Aprendiz.

Existem exceções para a participação especial de músicos e instrumentistas acima de 24 anos de idade que desejam integrar a Orquestra Sinfônica Aprendiz.

Como participar do Programa Aprendiz Musical na escola? 

Os alunos precisam estar matriculados nas escolas municipais onde o Aprendiz está presente. Os interessados devem informar-se com a direção da unidade sobre os dias e horários das classes de música (prática de instrumentos no contraturno) e procurar o professor do Aprendiz para se inscrever. 

As vagas são limitadas e o interessados devem inserir seus nomes e contatos (dos responsáveis) na lista de espera caso as aulas estejam lotadas.

Meu filho está matriculado em outra unidade de ensino na rede municipal, nesse caso ele pode participar do Aprendiz Musical na escola mais próxima?

Não. As aulas de Iniciação Musical e de prática de instrumentos dentro das escolas onde o Aprendiz está presente são voltadas somente para os alunos matriculados naquela unidade.

Para participar das aulas de instrumento do Aprendiz na escola precisa ter instrumento próprio?

Não. O Programa Aprendiz Musical empresta temporariamente, mediante disponibilidade, o instrumento musical para que o aluno participe das aulas na escola e também para que o leve para estudar em casa durante o ano letivo.

Para participar das atividades da Sala Aprendiz precisa ter instrumento próprio?

Ex-alunos do Aprendiz Musical na escola costumam ser encaminhados para a Sala Aprendiz já com um instrumento do Programa sob seus cuidados.

Caso o candidato não seja ex-aluno da rede municipal, vai precisar levar seu próprio instrumento.

Como participar da Sala Aprendiz? 

Para participar das atividades da Sala Aprendiz o aluno precisa ter entre 10 e 23 anos de idade.

Caso já tenha frequentado regularmente as aulas de instrumentos nas escolas, deve apresentar encaminhamento/avaliação por escrito elaborada pelo professor do Aprendiz responsável pelo aluno na escola, somado ao encaminhamento do coordenador da área.

Caso não seja ex-aluno do Aprendiz na escola, deve dispor de instrumento próprio para as aulas e demais atividades junto aos conjuntos. Nesse caso também será necessário realizar o THE (Teste de Habilidade Específica) para o instrumento, quando será avaliado por uma banca composta por um professor de instrumentos e um coordenador.

Quais instrumentos são ensinados na Sala Aprendiz? 

Na Sala Aprendiz oferecemos aulas de:

- Núcleo Clássico - violino, viola, cello, prática de conjunto (Orquestra Interculturalidades, Orquestra Guerra Peixe, Orquestra Sinfônica Aprendiz, música de câmara)

 

- Núcleo Popular - violão, cavaquinho, pandeiro, prática de conjunto (Regional Aprendiz, Orquestra Popular Aprendiz)

- Canto coral

- Teoria e Percepção Musical I, II e II

- Preparatório para o THE (Teste de Habilidade Específica)

Os alunos da Sala Aprendiz costumam frequentar concertos e apresentações públicas, participam de formações de plateia para espetáculos de teatro e música, e eventualmente recebem workshops e masterclasses na Sala.

Sou instrumentista com até 23 anos de idade e gostaria de participar dos conjuntos da Sala Aprendiz, como faço?

Você deve entrar em contato com a equipe da Sala Aprendiz pelo telefone 21-2621-4453 ou pelo email aprendizmusica.secretaria@gmail.com para saber mais informações sobre os conjuntos e também sobre os horários de ensaio.

Sou professor de música, como faço para enviar meu currículo e dar aulas no Programa Aprendiz Musical?

Para participar da seleção da equipe que integra o Programa Aprendiz Musical os interessados podem enviar o currículo para aprendizmusica.niteroi@gmail.com.